VODKA: de rémedio a popularidade mundial

VODKA: de rémedio a popularidade mundial

Junho 22, 2018 0 Por Emanuel Pessoa

As ligações da vodka com a Rússia começam pelo nome, que deriva da palavra água (voda). Os primeiros registros datam da Idade Média, quando o destilado era produzido a partir de batata e, pelo que se acreditava, tinha propriedades medicinais. A popularidade da bebida na Rússia, segundo especialistas, seria creditada à crença de que ela é um ótimo remédio contra o frio implacável. Considerando esse ponto, é difícil discordar deles.

O mais curioso é que seu consumo se popularizou entre fazendeiros russos, no século 18, após monges aprimorarem as técnicas de produção da bebida. A expansão além das fronteiras do país se iniciou durante a Revolução Russa, quando parte da população fugiu para outras localidades levando suas preciosas garrafas de “água”.

Mas nada se comparou ao momento em que a Segunda Guerra Mundial acabou, e os soldados dos EUA conheceram a famosa bebida. Desde então, ela é reconhecida e apreciada no mundo inteiro.

Atualmente, ela é uma das bebidas populares à venda com maior teor alcoólico. Marcas famosas, que podem ser encontradas em qualquer supermercado, possuem em torno de 37%, mas algumas variedades polonesas chegam a incríveis 80%!

Batatas ainda podem ser utilizadas como matéria-prima, mas, na busca de novos sabores, os fabricantes têm usado cada vez mais cereais e até uvas para que seu produto seja único.