A diferença entre pôr, colocar, meter, inserir e introduzir

A diferença entre pôr, colocar, meter, inserir e introduzir

Junho 19, 2018 1 Por Capita

Poucas são as instituições que se responsabilizam por transmitir um conhecimento dinâmico de forma a capacitar ao estudante uma visão mais generalizada das coisas.

Este artigo tem o objetivo de lhe apresentar de uma maneira simples e objetiva as principais diferenças entre os verbos, pôr, colocar, meter, introduzir e inserir de modo a facilitar ao leitor uma melhor interpretação literal das palavras.

Essas palavras estão conectadas automaticamente por um objeto móvel capaz de ser movido ou tirado de uma fonte para a outra.

O que isso quer dizer?

Vejamos o seguinte exemplo:

Um computador portátil. Podemos considerar que o computador completo possui um teclado e outros tantos componentes. Depois que isolamos o teclado daquele computador, podemos dizer o seguinte para reconectar:

  1. Vamos colocar o teclado novamente.

O Fred perguntou-me, por que razão foi usado o verbo colocar?

Usa-se literalmente o colocar quando se tratar de uma informação relativamente para da outra, como um teclado para um computador, um mouse para um computador, um brinco para uma orelha furada, ou seja, tudo o que possuir seu próprio espaço indicado, deve ser colocado ao invés de posto, inserido ou tal.

Quando é que se usa o verbo pôr?

Usa-se o verbo pôr quando se tratar de uma relação exterior de um objeto.

Vejamos o seguinte exemplo:

Filho, põe o casaco antes de sair.

O que isso tem a ver?

Analisemos o seguinte, a relação física que o verbo pôr nos fornece no mundo é muito simples de perceber. O verbo pôr tem consigo a ideia de cobrir o objeto com o que lhe seria conveniente, neste caso, é possível afirmar que todo o objeto tem a liberdade de escolher as suas conveniências de acordo as suas necessidades, isso quer dizer que, para o pé é necessário um chinelo, ténis ou um sapato, etc.

Não vamos colocar as roupas no nosso corpo, isso não transmite ao nosso subconsciente muita informação devido as inúmeras maneiras de ver a mesma frase, entretanto, percebe-se melhor quando utilizamos o pôr porque traduz uma relação de necessidade para com o objeto.

A Maria, estudante da Universidade Agostinho Neto do curso de Psicologia disse que ao falarmos pôr automaticamente sintonizamos nosso consciente para resolver aquela questão facilmente.

O pôr exprime uma relação direta com o objeto e essa relação nem sempre é literal e o colocar uma relação indireta e literal, ao usarmos o colocar estamos perguntando subentendidamente o onde ou aonde ao passo que no pôr essa questão já é resolvida pelo nosso subconsciente pois o verbo traz consigo uma explicação interna notável.

Portanto, se quisermos armazenar mais valores podemos usar o verbo pôr para tal.

  1. Meter

A palavra meter exprime literalmente uma ideia resumida de pôr centeúdos dentro de alguma coisa.

Vejamos o seguinte Exemplo:

Fui eu quem meteu as balas no carregador.

É possível compreender que esse verbo parece uma categoria do verbo colocar, uma subcategoria do verbo pôr e assemelha-se ao verbo introduzir que exprime de uma maneira mais resumida a mesma coisa.

A Maria diz que “meter a maça na panela” é diferente de “colocar a maça na panela”. Nessa frase, podemos perceber literalmente que o verbo colocar transmitiu-nos uma ideia de acessório, sendo que a maça não é um acessório da panela.

  1. Inserir

Na minha humilde opinião, “inserir” é uma palavra surgida no mundo virtual para componentes virtuais ou imaginários e serve para nos dar uma ideia de organização de componentes.

Vejamos o seguinte exemplo:

Vou inserir uma imagem nesse documento.

Neste exemplo, a ideia que nos é transmitida é a de fixar algo em algo ainda maior, é como se tivéssemos uma base gigante e pretendêssemos definir um espaço para algo que vai ser posto particularmente naquele espaço, isto é, vai ser inserido.

  1. Introduzir

Essa palavra, remete-nos a ideias de colocar um objeto próprio no seu devido lugar, ou seu lugar de encaixe.

Vejamos o seguinte exemplo:

Introduza o seu código pin.

Essa frase relacionando com a ideia transmite-nos a ideia de que é necessária uma resposta aceitável para que o verbo introduzir faça sentido.

Em suma, todos os sinônimos carregam consigo alguma diferença, por isso nunca pare de consultar e compartilhe o meu artigo.